Quem possui uma impressora, ou já teve a oportunidade de manejar uma por algum tempo, certamente já se deparou com problemas “misteriosos”. Muitas vezes, mesmo aparentando não terem solução, subitamente eles eram resolvidos sem explicações – ou então, surgia alguém que sabia como proceder com o problema. A partir de hoje, você será a pessoa capaz de acudir seus amigos com problemas de impressão: eis abaixo como resolver a maioria deles!
Poucos problemas, muitas repercussões
Os problemas mais comuns entre os usuários de impressoras são, na verdade, relativamente poucos. Entretanto, por vezes costumam aparecer em contextos diferentes, dando a impressão de haver vários problemas quando tudo é causado pelo mesmo motivo. Praticamente, eles se resumem em: fila de impressão empacada, papel preso e manchas de tinta.
Fila de impressão
Você solicita a impressão daquele trabalho enorme que já deveria ter entregado há vários dias e vai para a cozinha preparar um café. Ao voltar, você percebe que nenhuma página foi impressa durante os cinco minutos que esteve fora. Qual o problema?
Uma razão possível é você ter se esquecido de colocar papel para imprimir – sim, parece bobo, mas pode acontecer durante um momento de distração. Por outro lado, mesmo havendo papel, talvez sua impressora esteja configurada para utilizar um tipo de papel específico, impedindo que seu trabalho fique pronto enquanto isso não for alterado.
Não sendo a falta de papel o problema, talvez o documento enviado seja pesado demais – como arquivos escaneados em PDF. Nesse caso, a fila de impressão pode travar, impedindo qualquer outro documento ocupando lugar posterior na fila seja impresso. Para resolver o problema, basta encerrar o processo “spooler” .